Consultoria Tributaria

Reforma tributária reforça a importância do planejamento para as empresas

 Grupo Studio |

As discussões sobre a reforma tributária trouxeram de volta inúmeras questões sobre o pagamento de impostos. Um levantamento recente mostrou que quase metade do se ganha, vai para o governo. De acordo com o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação, em 2003 o brasileiro gastava 36% de renda para pagar tributação sobre rendimentos, consumo e patrimônios. Atualmente, esse número está em 41,25%.

Desta forma, segundo o levantamento, podemos considerar que o contribuinte trabalhou até o dia 30 de maio só para pagar impostos, taxas e contribuições para o governo.

Diante dessas circunstâncias e de uma possível mudança, o contribuinte estar atento no planejamento tributário estratégico, agressivo e de resultado para frente. É hora de tirar proveito do momento delicado para promover revisões fiscais que ficaram de lado, as quais as oportunidades de crédito ainda estão à disposição do empresário.

É fato que a pandemia da Covid-19 trouxe a busca por créditos tributários para o foco de interesse do setor produtivo, mas também é público e notório que aqueles empresários que já vinham com um planejamento constante tiveram os melhores resultados em meio à crise e é preciso dizer: a própria Justiça está decidindo em favor do contribuinte. Planejar é preciso, e nunca uma ferramenta de redução legal de carga tributária foi tão festejada, pois fez a diferença na manutenção de muitos empregos e segurou muitos números.

Ainda que a reforma traga uma pseudo-simplificação da estrutura tributária nacional, como a unificação de alguns impostos e contribuições, não vai trazer redução da carga tributária, ao menos, em um primeiro momento. Não vai satisfazer a todos e ainda vai trazer um panorama de incertezas. O empresário vai precisar de um planejamento estratégico e de um suporte técnico de qualidade para uma visão teórica da nova tributação, o entendimento das incidências, e a busca pela redução da carga tributária de forma legal, adequada a cada segmento. Ainda há tempo de buscar as oportunidades do passado, organizando a casa no presente e planejando o futuro.

Minha foto
                

Carlos Rocha
Graduado em Ciências Contábeis e Pós-Graduando em Gestão Tributaria pelo INPG Business School. Experiência em empresas de grande porte Nacionais e Multinacionais nos setores fiscais e tributários. Sempre atuando com melhoria de processo aumento de rentabilidade e atração de investimentos e eficiência na geração resultados. Atuei no projeto de implantação e terceirização do setor de contas a pagar; receber e parte do setor fiscal da Indústria Farmacêutica Merck Group Brasil em conjunto com a Atento Brasil. Experiência na BDO BRAZIL AUDITORES INDEPENDENTES atendendo clientes multinacionais trabalhando na geração de uma série de benefícios, especialista nos seguistes seguimentos:

  • Indústria Farmacêutica
  • Distribuidora e atacadista de Medicamentos de alto custo
  • Indústria de painéis solares
  • Laticínios
  • Tecnologia
  • Empresas duty free e duty paid
  • Nenhum comentário