Consultoria Tributaria

STF FINDA A DISCUSSÃO SOBRE A INCLUSÃO DA CAPATAZIA NO VALOR ADUANEIRO

STF finda a discussão sobre a inclusão da capatazia no valor aduaneiro.

Trata-se do seguinte. O STJ havia pacificado o entendimento no sentido de que a inclusão da capatazia no valor aduaneiro, majora ilegalmente a base de cálculo do imposto de importação.

Ocorre que, o assunto foi afetado à sistemática dos recursos repetitivos no STJ (ProAfR no REsp 1799306/RS). Nesse julgamento o STJ mudou a sua posição e passou a professar o entendimento de que os serviços de capatazia devem ser incluídos na composição do valor aduaneiro.

Foi interposto recurso extraordinário ao STF, que foi inadmitido. Em vista disso, foi interposto agravo para o STF. Em decisão monocrática, proferida pelo Ministro Luiz Fux, ficou assentado que a matéria não tem cunho constitucional e, portanto, não caberia ao STF analisar a questão.
Dessa decisão do Ministro Fux o contribuinte apresentou agravo interno, analisado pelo Plenário do STF, que manteve a decisão do Ministro Fux (ARE 1298840 / RS).
Com esse julgamento, a discussão findou para firmar definitivamente a jurisprudência no sentido de que os serviços de capatazia devem ser incluídos na composição do valor aduaneiro.

Minha foto

     Carlos Rocha

Graduado em Ciências Contábeis e Pós-Graduando em Gestão Tributaria pelo INPG Business School. Experiência em empresas de grande porte Nacionais e Multinacionais nos setores fiscais e tributários. Sempre atuando com melhoria de processo aumento de rentabilidade e atração de investimentos e eficiência na geração resultados. Atuei no projeto de implantação e terceirização do setor de contas a pagar; receber e parte do setor fiscal da Indústria Farmacêutica Merck Group Brasil em conjunto com a Atento Brasil. Experiência na BDO BRAZIL AUDITORES INDEPENDENTES atendendo clientes multinacionais trabalhando na geração de uma série de benefícios.

Nenhum comentário